Cursos

cursos-topo

Cursos

Educação infantil
Completando a Ação da Família e da Comunidade
O Curso de Educação Infantil do Colégio Beneditino tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança de 02 (dois) a 06 (seis) anos, em seus aspectos:

• Físico
• Psicológico
• Intelectual
• Social

Através da construção de sua identidade, autonomia e cooperação, o curso de Educação Infantil, visa ainda, proporcionar à criança um ambiente propício ao seu desenvolvimento global, integrando-a ao seu meio social e estimulando-a à descoberta do meio ambiente, através da garantia da liberdade de ação para realizar experiências que facilitem a compreensão desse meio.

“Afetividade e Inteligência são assim, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana”
Piaget

A afetividade é o território dos sentimentos, das paixões, das emoções, por onde transitam medo, sofrimento, interesse, alegria. Uma relação educativa pressupõe o conhecimento dos sentimentos próprios e alheios.

A brincadeira e a afetividade são recursos pedagógicos indispensáveis na Educação Infantil do Colégio Beneditino e são eles que despertam o desejo natural de “brincar”.

Se a brincadeira dá prazer, é ela que irá conduzir todo processo de ensino– aprendizagem. Os resultados são positivos, porque tudo que se aprende com prazer fica melhor aprendido.

A aprendizagem deve ser resultado:
Das mãos que se movem com velocidade, que agarram e acariciam.
Dos olhos que sabem girar e maravilhar-se.
Do movimento e do desejo de explorar e descobrir o Mundo.

A partir do Infantil as crianças têm aulas específicas de:

As ações pedagógicas do Ensino Fundamental do Colégio Beneditino baseiam-se nos seguintes norteadores:

Éticos – da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;

Políticos – dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;

Estéticos – da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

“A Educação deve estar comprometida com a realização da pessoa humana, a preparação para o trabalho e o exercício pleno da cidadania”.
(Marco Ferraz)

Alicerçado nesses princípios, esse nível de ensino tem por objetivo a formação da criança e do adolescente, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências que permitam construir conhecimentos de natureza científica e tecnológica, referentes a conceitos, procedimentos e atitudes.

Permite aos jovens compreender o mundo e a atuar como indivíduos e cidadãos, adotando posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver uma relação construtiva consigo mesmos e com seu meio, colaborando para uma sociedade sustentável e socialmente justa.

Salas de Aula

É no movimento da aula que as ideias são compartilhadas e o conhecimento é construído.

O professor conduz, orienta e estabelece metas juntamente com o aluno.

“Estudar pode ser, apenas, um verbo intransitivo: Eu estudo!, não havendo necessidade de complemento algum, por já ter sentido completo.Porém, outra utilização que dele fazemos leva-nos a considerá-lo verbo que necessita de muitos fins e outras razões:eu estudo para alguma coisa: para crescer, para compartilhar o conteúdo estudado, para modificar o Mundo”.
Paulo Afonso Ronca

É dentro deste conceito de “estudar” que o Colégio Beneditino efetua seu compromisso de educar.

A partir do 6º ano os alunos passam a ter aulas de “Tutoria”.
Mas… o que vem a ser tutoria? Qual a sua importância no processo educativo de nossos alunos?
Há diversas definições para “tutoria” e “tutor”.
Na proposta pedagógica que norteia toda a ação educativa no Colégio, entendemos a figura do professor tutor como aquele que procura atender as necessidades de um grupo de alunos, aconselhando-os e oferecendo-lhes momentos e recursos para otimizar o seu desenvolvimento.
A tutoria é a ação que consiste em ajudar e orientar os alunos no âmbito acadêmico e profissional.
São quatro os alicerces que direcionarão os alunos nos encontros de Tutoria: autoconhecimento, hábitos de estudo (enquanto tutoria individual), assembleias e ação social (enquanto tutoria de grupo).
Contando com uma aula semanal, esses encontros favorecerão aos alunos alcançarem progressivamente maior autonomia e responsabilidade.

A língua espanhola é introduzida também no currículo a partir da 6º ano, um recurso a mais para ampliar a comunicação, a expressão e a cultura de nossos alunos.

Esporte

Nas aulas de Educação Física procuramos desenvolver os aspectos sociais, afetivos, cognitivos e psicomotores.

As vitórias ou derrotas vivenciadas nas práticas desportivas fazem com que o aluno supere seus limites, alimente sua autoconfiança e o respeito a si e aos outros, reforçando elementos essenciais para seu desenvolvimento.

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas

Quando percebemos que o aluno de 2º ao 5º ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.

Para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio é oferecido, conforme demanda, o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“Ensinando o aluno a conduzir um diálogo criativo e inteligente com as interrogações do nosso tempo”

Sabemos que o tempo passa muito rápido. Hoje, nossos jovens são cheios de sonhos e desejos, vivendo em um mundo que evolui e se transforma numa velocidade incrível. Ao mesmo tempo que isso os fascina, também os assusta.

Precisamos o tempo todo acompanhar e refletir sobre as influências dessas transformações na vida de nossos jovens. Por isso, sua formação escolar tem de estar relacionada a sua formação humana.

O jovem precisa conhecer melhor o mundo e compreender a política como prática da liberdade, compreender que o conhecimento é fundamental para a evolução humana, numa prática pedagógica onde teoria e prática se complementam e dão sentido à aprendizagem.

 

Atitudes e condutas associadas a uma prática pedagógica diferenciada

Teatro Polytheama – 2015

No dia 11 de junho, os alunos do Ensino Médio foram ao teatro Polytheama – Jundiaí, assistir à peça “Memórias de um Sargento de Milícias”, da CIA Realce.
Através de um belo cenário, ótimos figurinos e excelentes atores, os alunos tiveram uma oportunidade de se envolver com esta obra de Manoel Antônio de Almeida, com muito humor e, principalmente, com muita fidelidade a este clássico, cobrado em vestibulares como a FUVEST.

 

Palestra – Orientação Vocacional e Carreira – 2015

No Ensino Médio, os alunos têm uma importante decisão pela frente: qual carreira seguir. Indecisões, ansiedades, angústias são sentimentos muito comuns nesta fase.

Com a palestra “Orientação Vocacional e Carreiras”, o profº Celso Hara, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, abordou os pontos referentes aos cursos  de Administração e Engenharias, como mercado de trabalho, competências desenvolvidas, diferentes carreiras dentro destas áreas.

 

SARAU –  2014

O ano letivo foi encerrado com arte, alegria e poesia no Colégio Beneditino! No dia 01 de dezembro, alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio mostraram todo o seu talento e emocionaram o grande público com lindas apresentações. Tivemos teatro, declamação de poesias, canções, dança e tecido. Já estamos ansiosos pelo Sarau de 2015!

 

Vestibular:

Futuro? Profissão? Autoconhecimento? Vocação?

Essas e outras indagações fazem parte do cotidiano de nossos jovens que cursam o Ensino Médio.

O vestibular é a reta final desse processo e, ao mesmo tempo, ponto de partida para a conquista do futuro.

Realmente o vestibular configura-se como um “funil” que garantirá o sucesso àqueles que tiverem uma infraestrutura e profissionais qualificados, atrelados a muito esforço e à dedicação contínua aos estudos.

O Colégio Beneditino conta com a promoção de  palestras, workshops e visitas às Universidades para que Escola e Família sejam parceiros imprescindíveis de nossos jovens frente às dificuldades de escolher uma carreira, com todos os elementos que nelas configurem-se.

 

O Período Integral há muito tempo deixou de ser modismo ou tendência de mercado.

Cada vez mais presente nas instituições de ensino, o turno integral vem ao encontro das necessidades das famílias.

Falar em Período Integral significa estar consciente do desafio de proporcionar aos alunos, diariamente, momentos significativos de convívio e aprendizagem através de atividades em grupo e individuais, bem como oficinas de Arte, Recreação, Culinária, Informática, Aulas de Inglês e Iniciação ao Esporte. É também ensinar que o cotidiano exige organização e responsabilidade e que para vivermos em sociedade precisamos colocar isso em prática para que, desde pequenos, possamos exercitar nossa cidadania.

O Colégio oferece alguns cursos extracurriculares que acontecem por módulos semestrais, sendo assim mais uma oportunidade para o aluno descobrir e desenvolver suas habilidades e competências.

• Futebol
• Teatro
• Ginástica Artística
• Judô
• Escolas de Esporte
• Aulas de Circo
• Dança Moderna