Institucional

institucional-topo

Nossa História

Um pouco da história do Colégio Beneditino.
Em 1998, foi fundado na cidade de Vinhedo, o Colégio São Bento, resultado de uma parceria entre empresários e o Mosteiro São Bento.

Nesta época, o Colégio atendia alunos do Infantil ao Ensino Médio, em um prédio localizado na Avenida Benedito Storani, nº 182.

Desde o ano de 1999, o Colégio está localizado num prédio, que já foi sede da Indústria Franho Máquinas e Equipamentos S/C.

Hoje, muito bem adaptado e equipado, atende às necessidades dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

2004 Um Ano de Transformações
Em agosto de 2004, o Colégio Beneditino inicia uma nova história.
Incorporado pelo Colégio Carpe Diem de Valinhos, passa a adotar novas diretrizes e metas administrativas e pedagógicas.

2010 Um Ano 10
Em 2010, o Colégio São Bento muda sua denominação para Colégio Beneditino.

Uma Ação Educativa vivida na Cidadania, na Ética, na Solidariedade e no Compromisso Social.
Fundamentada nas teorias de Vygotsky e Piaget, a proposta pedagógica do Colégio Beneditino consiste em desenvolver as habilidades e competências do aluno numa prática educativa voltada aos interesses coletivos: sociais e humanos.

O conhecimento é visto pela equipe escolar como algo construído a partir da relação homem-sociedade.

Compartilhar ideias, interagir com o outro, construir, ocupar e usufruir do mesmo espaço físico, ser e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo outro é desenvolver a análise crítica, a solidariedade e a ética: elementos fundamentais para a formação do aluno enquanto ser humano.

Não queremos apenas que o aluno teorize futuramente sobre um ser ético, solidário e comprometido com o bem comum. Queremos que ele vivencie a ética, a solidariedade e o compromisso social em cada ação realizada na rotina do ambiente escolar.

“Ninguém educa ninguém, nem tampouco ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”
Paulo Freire
No Colégio Beneditino, a sala de aula deve ser um espaço revolucionário, plural de liberdade e de diálogo com o mundo e com os outros.

Avaliação
A avaliação no Colégio Beneditino é entendida como um processo contínuo de informações, análises e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.

Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas de 0 (zero) a 10 (dez) ao término de cada trimestre. Estes resultam de uma síntese realizada pelo professor, que representa o desempenho do educando no trimestre após a aplicação de diversificados instrumentos, e não, de uma média aritmética de notas obtidas.

A nota final mínima para promoção é 6,0 (seis inteiros).
A avaliação da aprendizagem deve ocorrer: – De forma contínua, no contexto das aulas regulares; – De forma paralela, no final de cada trimestre, em horários opostos das aulas; – De forma intensiva, no final do período letivo.

Recuperação
De acordo com o Regimento do Colégio, a recuperação é realizada em 3 momentos:

Contínua: é oferecida a todos os alunos durante o trimestre.

Paralela: é obrigatória para os alunos que não atingiram a nota mínima. É realizada em período oposto.

Intensiva: é obrigatória, e destinada aos alunos que não atingiram a nota mínima realizada no final do período letivo.

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas
Quando percebemos que o aluno de 2º ano ao 5º ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.

Para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio é oferecido, conforme demanda, o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano”.
Jussara Hoffmann
 

 

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais de pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que família e escola devem partir em busca de objetivos comuns relacionados à vida, à felicidade e ao bem estar de nossos filhos e alunos.

DIA DAS MÃES

 

PALESTRAS EDUCACIONAIS

 

ENCONTRO DOS PAIS

Numa educação voltada para a cidadania e para o pensamento crítico, temos que ensinar nossos alunos não apenas a ver o que acontece com o mundo à sua volta, mas o que acontece com eles mesmos nas ações que realizam.

Respeitar e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo “outro” é uma de nossas metas.


“Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem”.
Legião Urbana
“Porque regra é a característica principal
das relações dos indivíduos em sociedade”.
Piaget
Ajudar a discutir, elaborar e seguir as regras estabelecidas pelo Colégio.

Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho
Ação sem visão só faz passar o tempo, mas…
Visão com ação pode mudar o mundo”
Joel Backer
Colégio Beneditino em Parceria com Pueri Domus

A partir de 2005, o Colégio Beneditino passou a integrar um seleto grupo de escolas de todo o Brasil, que compõe o “Pueri Domus Escolas Associadas”.

As Escolas Associadas fazem parte de um programa que tem início com a adoção de todo o elenco de apostilas que vem sendo utilizado pelos alunos do Pueri Domus, com uma assessoria completa na forma de cursos e orientação aos participantes.

Essa associação nos proporciona aprimorar nossos caminhos e nossos objetivos educacionais.

 

A coordenação pedagógica é formada por uma equipe de seis educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica do Colégio Beneditino.

Semanalmente, a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em subgrupos garantem o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sério e comprometido.

Equipe Pedagógica

Direção Geral:
Sandra F. Mathedi Concon
RG MEC 38.118
Pedagoga / Psicopedagoga
direcao@carpediemvalinhos.com.br
(19) 3876-3945

Vice-Diretora:
Geslaine Cristina Robles
Vice-Diretora
vicedirecao@carpediemvalinhos.com.br
(19) 3876-3945

Coordenação Pedagógica:
Andréa Hohne Demonte
Coordenadora Pedagógica
coord.andrea@colegiobeneditino.com.br
(19) 3876-3945

Simone Taraborelli
Coordenadora Pedagógica
coord.simone@colegiobeneditino.com.br
(19) 3876-3945

Célia Regina M. Morasi
Coordenadora Pedagógica
coord.celia@colegiobeneditino.com.br
(19) 3876-3945