institucional-topo

Um pouco da história do Colégio Beneditino.
Em 1998, foi fundado na cidade de Vinhedo, o Colégio São Bento, resultado de uma parceria entre empresários e o Mosteiro São Bento.

Nesta época, o Colégio atendia alunos do Infantil ao Ensino Médio, em um prédio localizado na Avenida Benedito Storani, nº 182.

Desde o ano de 1999, o Colégio está localizado num prédio, que já foi sede da Indústria Franho Máquinas e Equipamentos S/C.

Hoje, muito bem adaptado e equipado, atende às necessidades dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

2004 Um Ano de Transformações
Em agosto de 2004, o Colégio Beneditino inicia uma nova história.
Incorporado pelo Colégio Carpe Diem de Valinhos, passa a adotar novas diretrizes e metas administrativas e pedagógicas.

2010 Um Ano 10
Em 2010, o Colégio São Bento muda sua denominação para Colégio Beneditino.

O Colégio Beneditino é fundamentado em uma proposta pedagógica que consiste em desenvolver as habilidades e competências dos alunos, alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em uma prática educativa voltada aos interesses coletivos, sociais e humanos.
Para que nossos alunos valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital e colaborem para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelecemos parcerias com ONG´s e órgãos públicos, desenvolvendo ações coletivas dentro e fora do Colégio.

AVALIAÇÃO

A avaliação no Colégio Beneditino é entendida como um processo contínuo de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.

Entendemos que ela deve ocorrer:
– De forma contínua, no contexto das aulas regulares;
– De forma paralela, no final de cada trimestre;
– De forma intensiva, no final do período letivo.

Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas trimestrais, obtidas após a análise de diversos instrumentos de avaliação e não apenas uma média aritmética.

A nota final mínima para promoção é de 6,0 (seis inteiros), sendo alcançada através da média ponderada das notas de cada período, atribuindo-se peso 1 para o primeiro e o segundo trimestre e peso 2 para o terceiro trimestre.

G.A.E. – Grupo de Apoio Escolar – Plantão de Dúvidas
Quando percebemos que o aluno de 2º ano ao 5º ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.

Para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio é oferecido, conforme demanda, o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano”.
Jussara Hoffmann

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais de pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que família e escola devem partir em busca de objetivos comuns relacionados à vida, à felicidade e ao bem estar de nossos filhos e alunos.

Numa educação voltada para a cidadania e para o pensamento crítico, temos que ensinar nossos alunos não apenas a ver o que acontece com o mundo à sua volta, mas o que acontece com eles mesmos nas ações que realizam.

Respeitar e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo “outro” é uma de nossas metas.

“Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem”.
Legião Urbana
“Porque regra é a característica principal
das relações dos indivíduos em sociedade”.
Piaget
Ajudar a discutir, elaborar e seguir as regras estabelecidas pelo Colégio.

Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho
Ação sem visão só faz passar o tempo, mas…
Visão com ação pode mudar o mundo”
Joel Backer
Colégio Beneditino em Parceria com Pueri Domus

A partir de 2005, o Colégio Beneditino passou a integrar um seleto grupo de escolas de todo o Brasil, que compõe o “Pueri Domus Escolas Associadas”.

As Escolas Associadas fazem parte de um programa que tem início com a adoção de todo o elenco de apostilas que vem sendo utilizado pelos alunos do Pueri Domus, com uma assessoria completa na forma de cursos e orientação aos participantes.

Essa associação nos proporciona aprimorar nossos caminhos e nossos objetivos educacionais.

A coordenação pedagógica é formada por uma equipe de seis educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica do Colégio Beneditino.

Semanalmente, a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em subgrupos garantem o desenvolvimento de um trabalho pedagógico sério e comprometido.

Equipe Pedagógica

Direção Geral: