Colégio Beneditino

Nossa História

Em 1998, foi fundado na cidade de Vinhedo, o Colégio São Bento, resultado de uma parceria entre empresários e o Mosteiro São Bento. Nesta época, o Colégio atendia alunos do Infantil ao Ensino Médio, em um prédio localizado na Avenida Benedito Storani, nº 182.
Desde o ano de 1999, o Colégio está localizado num prédio, que já foi sede da Indústria Franho Máquinas e Equipamentos S/C. Hoje, muito bem adaptado e equipado, atende às necessidades dos alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
2004 – Um Ano de Transformações
Em agosto de 2004, o Colégio Beneditino inicia uma nova história. Incorporado pelo Colégio Carpe Diem de Valinhos, passa a adotar novas diretrizes e metas administrativas e pedagógicas.
2010 – Um Ano 10
Em 2010, o Colégio São Bento muda sua denominação para Colégio Beneditino.

“Viver intensamente cada dia, aproveitando e colhendo tudo aquilo que ele tem de melhor”.

O Colégio Beneditino é fundamentado em uma proposta pedagógica que consiste em desenvolver as habilidades e competências dos alunos, alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em uma prática educativa voltada aos interesses coletivos, sociais e humanos. Para isso, valorizam e utilizam os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
AVALIAÇÃO
A avaliação no Colégio Beneditino é entendida como um processo contínuo de informações, análise e interpretação da ação educativa, visando o aprimoramento do trabalho escolar.
Entendemos que ela deve ocorrer:
Os resultados do processo de avaliação são expressos em notas trimestrais, obtidas após a análise de diversos instrumentos de avaliação e não apenas uma média aritmética.
A nota final mínima para promoção é de 6,0 (seis inteiros), sendo alcançada através da média ponderada das notas de cada período, atribuindo-se peso 1 para o primeiro e o segundo trimestre e peso 2 para o terceiro trimestre.
Grupo de Apoio Escolar (G.A.E.) – Plantão de Dúvidas
Quando percebemos que o aluno de 2º ano ao 5º ano encontra alguma dificuldade na aquisição de conceitos ou conteúdos, o Colégio propõe aulas de apoio escolar, que são ministradas por outros professores no período oposto ao de suas aulas convencionais.
Para os alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio é oferecido, conforme demanda, o Plantão de Dúvidas. Esse plantão acontece no período oposto ao de suas aulas e é ministrado pelos próprios professores de cada disciplina.

“O sentido da avaliação é de encaminhamento (tomar providências) e não de constatação. Trabalhar com as diferenças individuais no sentido de uma educação voltada à formação de jovens autônomos, críticos, cooperativos é responsabilidade dos educadores no seu cotidiano.”

O vínculo e a relação entre família e escola acontecem em encontros formais e informais de pais e professores, direção e coordenação pedagógica através das reuniões trimestrais, eventos, palestras e todas as oportunidades que favoreçam discutir, participar e concretizar a ideia de que família e escola devem partir em busca de objetivos comuns relacionados à vida, à felicidade e ao bem estar de nossos filhos e alunos.
Em parceira com ONG’s e órgãos públicos, o Colégio Beneditino envolve os alunos em campanhas e ações sociais em auxílio à comunidade.

“Visão sem ação é apenas um sonho. Ação sem visão só faz passar o tempo, mas… Visão com ação pode mudar o mundo.”

A equipe pedagógica é formada por educadores que buscam garantir o segmento da filosofia e da proposta pedagógica implantada pelo Colégio Beneditino.
Periodicamente a equipe se reúne com os professores para discussão, análise e aprimoramento das práticas e ações pedagógicas. Encontros individuais, coletivos e em grupos garantem o desenvolvimento de um trabalho sério e comprometido.
Sandra F. Mathedi Concon
Direção Geral
RG MEC 38.118 – Pedagoga / Psicopedagoga
Geslaine Cristina Robles
Vice-Diretora
Simone Taraborelli
Coordenadora Pedagógica
Rogéria Delvechio
Coordenadora Pedagógica

Conheça um pouco melhor do nosso espaço físico.